Usando o FileZilla

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O FileZilla é um programa cliente de FTP muito usado por webmasters pelo fato de ser open source, rápido e simples de se utilizar. O download do FileZilla pode ser feito gratuitamente através de nosso site, no endereço:
http://www.csbr.com.br/downloads/filezilla-226.zip
Ao acessar este endereço será requisitada a confirmação para o download do arquivo, clique em "Salvar" e escolha um diretório de destino.

Para instalá-lo, proceda da seguinte forma:
1- Descompacte o arquivo que acabou de ser baixado;
2-
Dê dois cliques no arquivo "Setup.exe";
3- Selecione a sua linguagem de preferência;
4- Aceite os termos de uso clicando no botão "I Agree". Em tipo de instalação desmarque todas as opções, ficará somente a opção "FileZilla (requiered)" e clique no botão "Next";
5- Selecione o diretório onde deseja instalar o FileZilla e clique no botão "Next". Escolha uma pasta para adicionar o programa ao menu Iniciar e clique no botão "Next";
6- Escolha as opções "Do not use secure mode" e "Use XML file" e clique no botão "Install" para finalizar o processo de instalação.

Executando o programa

Após a instalação, será criado um atalho para executá-lo, para isso vá em:
menu Iniciar > Programas > FileZilla

Conectando a um servidor de FTP

Primeiramente vamos configurar um servidor para utilizá-lo. Para isso proceda da seguinte forma:
1- Vá em:
menu File > Site Manager ;
2- Clique no botão "New Site" e dê um nome para este projeto;
3- em "Site Details", no campo "Host" digite o endereço de ftp do servidor. No campo "Port" digite a porta de conexão do FTP, que normalmente é 21. No campo "Servertype" escolha a opção "FTP". Em "Logontype" selecione a opção "Normal" (quando é necessário um login válido para se conectar ao servidor). Nos campos "User" e "Password" digite respectivamente o seu nome de usuário e sua senha para o servidor de FTP. Clique no botão "Connect";
4- A conexão será estabelecida. Para facilitar os próximos acessos, você pode acessar seus sites pelo ícone de atalho localizado logo abaixo do menu File (dois computadores) clicando na setinha, que abrirá um menu em cascata contendo os sites que estão cadastrados no seu FileZilla.

Transferindo arquivos

Após estar conectado ao servidor desejado, na lista do lado direito serão exibidas as pastas do servidor e na lista do lado esquerdo as pastas do seu disco. Embaixo estará o status de andamento da transferência dos arquivos.

Para transferir um arquivo do seu disco para o servidor, basta clicar no arquivo desejado (ou com o CTRL presionado, escolher vários arquivos) e movê-lo para a pasta no local de destino na lista da direita. Para transferir um arquivo do servidor para o seu disco, inverte-se o processo. Após concluídas as transferências vá em:
menu File > Disconnect
E assim você será deconectado do servidor.